Páginas

28 de jul. de 2011

A vida é uma grande canção...

Me dá a honra da próxima dança?

__________________________________________________________


"Ah, as canções... De fato ela revelam os desejos do coração, a vontade persistente, o alvo a ser alcançado ou, ainda, o contentamento por tudo o que foi conquistado nas idas e vindas dos passos e movimentos do corpo e da alma. Assim, podemos dizer que a vida é uma grande canção, um misto de ritmo, essência, harmonia e conflito."

__________________________________________________________


Nunca me cansarei de dizer que é vida é algo surpreendente, feita de ciclos que vão e vêm em meio ao mundo que nos rodeia, mundo este dotado de capacidade ímpar de transformações que, cada qual à sua maneira, movem o remanso das águas de nosso interior. De fato, flertam com nossa essência propostas que no colocam face-a-face com o infinito, com o misterioso sabor que há em simplesmente existirmos e buscarmos um sentido para nós mesmos.
E nesta ciranda onde todos bailam a sina de sua própria vida e escolhas, por ora muda-se o ritmo da música, afinam-se os tons; enquanto uns instrumentos silenciam, outros adentram na orquestra. O mais magnífico de tudo isso é o fato de a música nunca parar. Ainda que cada qual perceba a harmonia de variadas as formas, todos ouvem a música, todos movem-se ao seu ritmo inebriante. 
Não diferente de qualquer seresta, no grande salão da existência, nem sempre nos agradamos de nossos pares, nem sempre apreciamos o repertório do maestro, banda ou cantor, sendo que, às vezes, somente observamos os pares a bailar. Podemos nos aquietar com o ato de sentarmos à mesa e pedirmos uma bebida, apreciá-la junto ao mundo que se move diante de nossos olhos. Assim, praticamos a liberdade de nossa alma, que pode tanto se calar no salão, levantar-se e convidar alguém para a dança ou, surpreendentemente, assumir   protagonismo do palco e conduzir a próxima canção...
Ah, as canções... De fato ela revelam os desejos do coração, a vontade persistente, o alvo a ser alcançado ou, ainda, o contentamento por tudo o que foi conquistado nas idas e vindas dos passos e movimentos do corpo e da alma. Assim, podemos dizer que a vida é uma grande canção, um misto de ritmo, essência, harmonia e conflito. Tal canção mescla-se num todo que nos completa, que diz a nós e aos outros quem de fato somos, o que queremos e, o mais importante, o que viemos fazer ao sermos introduzidos neste grande salão, permeado de sonhos, medos, desejos, amores...
E segue a música. Estou sentado observando tudo o que me cerca. Ao meu lado vejo um homem chorando as mágoas de um amor perdido. Acaba de passar em minha frente um casal apaixonado que inspira graciosidade e beleza em seus passos. No palco, o saxofonista faz uma pausa para beber água, enquanto nos bastidores, o empresário discute com o proprietário do estabelecimento que os cantores e instrumentistas não receberam o cachê. À minha frente passa uma mãe furiosa, que repreende seu filho, um garoto vívido, de querer espiar a calcinha das meninas. Eu vejo tudo, eu estou vivo.
Acaba de sentar-se uma moça ao meu lado. Ofereço-lhe uma bebida. Vou convidá-la para dançar... Ah, sim! A vida é uma grande canção.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

__________________________________________________________


  

2 comentários:

Fernanda Fraga disse...

Blog interessante e cheio de sensibilidade.Vc se expressa super bem. A vida é assim, cada ql tenta afinar seus compassos. So não podemos ver a banda passar.

Abraço
Fernanda Fraga.

Edward de A. Campanário Neto disse...

Obrigado, Fernanda.
Isto é somente uma parte do reflexo da beleza que emana de tudo que nos cerca.
Pessoas como você inspiram os pensamentos a elaborarem os sentimentos na forma mais poética da palavra escrita, impulsionam a irmos além.
Se a sensibilidade existe, é por que existem antes alguém apto a perceber a essência que há na vida.
Você é alguém de grnade visão neste sentido.