Páginas

2 de abr. de 2011

Notícias de um mundo em colapso

Notícias nos mostram um mundo que desmorona. O que vamos fazer?

"Os noticiários invadem nossas vidas com repetição absurda dos fatos mais absurdos que assolam a humanidade.
(...) E em nossa "Terra de Santa Cruz"? Bem, por aqui os fatos não deixam de ser trágicos, ainda que em uma realidade bem diferente e mais sutil de ser aceita e perpetuada."

__________________________________________________________

Os noticiários invadem nossas vidas com repetição absurda dos fatos mais absurdos que assolam a humanidade. Nos países árabes estouram revoltas populares, guerras não cessam, conflitos se intensificam. São pastores fanáticos ofendendo o islã e queimando seu livro mais sagrado. Ditadores são derrubados, enquanto outros são ignorados e até referendados pelo poder paralelo global que tem seus próprios interesses e motivações para cair nas mais duras contradições. Ao fim, as principais vítimas são as mesmas de milênios de história e miséria da raça humana: os pobres, as mulheres, as crianças, os idosos.
E em nossa "Terra de Santa Cruz"? Bem, por aqui os fatos não deixam de ser trágicos, ainda que em uma realidade bem diferente e mais sutil de ser aceita e perpetuada. Vemos a escalada da violência, o fanatismo religioso de pastores que antes estelionatavam igrejas e decidiram fazer o mesmo na Câmara e Senado. Sim, estes ditos homens de Deus e do povo, que deveriam prezar pela honra e fé em uma crença que tem como máxima humildade e misericórdia, erguem palavras de ofensas contra homossexuais, contra o povo africano e contra o que se chama bom senso em meio a um mundo já tão dividido e traumático. A linguagem quase unânime desta casta política-sacerdotal se delineia em cifrões, milhões e por todas as rotas desta cegueira pelos bens materiais e poder.
Há também as notícias de pedofilia em no coração das congregações cristãs (na maioria católicas), onde aqueles que deveriam proteger seu rebanho protegem os monstros que cometem tais atrocidades contra os filhos e filhas de nossa gente tão sofrida, que busca na fé uma esperança para suas vidas esvaziadas por sonhos nunca realizados.
O que está acontecendo com a humanidade? Vamos nos calar diante deste show de horrores ou  nos mobilizar em prol de uma conscientização sobre os rumos de nossa existência? São perguntas cujas respostas 
apontam para algo demasiadamente idealista, mas, ao fim, se realmente vivêssemos, pelo menos a maioria de nós, um vida voltada à construção de um mundo ideal, não teríamos como resposta um mundo menos pior ou até melhor? Tudo isto me faz alongar meus desejos por uma nova humanidade, a estender as fronteiras de meus sonhos mais puros.
Imagino um mundo que se choca diante de notícias verdadeiramente dignas de serem divulgadas, enfatizadas: "Países do mundo inteiro desmontam seus arsenais de guerra. A terra está em paz", "Grande parte do efetivo do judiciário nacional será deslocado para os setores de cultura e educação, pois devido à melhoria das relações não há pilhas de processos e litígios", "Brasil fecha todos os seus presídios, já que não há criminosos para serem presos", "A fome só existe nos dicionários e livros de história: todos têm o que comer".
Pode parecer loucura sonhar com uma realidade como esta, mas estes devaneios de esperança me compelem  a não deixar de agir e reagir em prol do cumprimento daquilo que desejo: são anseios que alimentam a si próprios e trazem sustentação. É preciso crer antes de qualquer atitude. Este é o primeiro passo para nos livrarmos das notícias de um mundo em colapso.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto
__________________________________________________________

Nenhum comentário: