Páginas

21 de fev. de 2011

Matrix - Bem vindo ao deserto do real

Matrix - Bem vindo ao deserto do real é uma leitura imperdível para os amantes de filosofia e da série Matrix

"Sobre tais apontamentos apresentados em Matrix, uma série de renomados especialistas em filosofia, cinema, cultura, linguagem e sociedade, discutem na obra Bem vindo ao deserto do real as implicações que compõem a lógica do filme, trazendo-as ao limiar do pensamento de grandes ícones do conhecimento ocidental como Marx, Descartes, Kant, Platão, Sócrates, Sartre, Nietzsche. A cada artigo, são analisadas cenas e contextos de Matrix, apontando para suas relações com vertentes filosóficas e sociais do existencialismo, niilismo, ocasionalismo, marxismo, gnosticismo, entre outras." 
__________________________________________________________

Coletânea organizada pelo doutor William Irvim, Matrix - Bem vindo ao deserto do real, apresenta-se como uma leitura inquietante sobre a questões que apresentam-se em torno e na essência do filme Matrix, que foi um novo marco para o cinema não só em termos de efeitos especiais, mas em sua rápida expansão e extensão para outras mídias sociais.
Para início de conversa, a trilogia Matrix está longe de ser o típico besteirol americano marcado pelo constante apelo às lutas em artes marciais, efeitos especiais e armas. Olhando a fundo, a trama ergue questões críticas que perturbam a humanidade desde os primórdios da filosofia e ciência. Seu diferencial de outras produções é que tais discussões foram inseridas de forma clara e simples, atingindo uma mescla de conceitos convergentes e divergentes, além de um sem número de perspectivas puramente filosóficas. 
Matrix mostra-se brilhante por atender aos nossos modelos idealizados sobre heróis e batalhas épicas entre o bem e o mal, mas não perde o tom de crítica à sociedade e um convite à reflexão sobre a realidade, liberdade, destino, arbítrio, amor, evolução científica, medo e modelos alternativos de organização social.
Sobre tais apontamentos apresentados em Matrix, uma série de renomados especialistas em filosofia, cinema, cultura, linguagem e sociedade, discutem na obra Bem vindo ao deserto do real as implicações que compõem a lógica do filme, trazendo-as ao limiar do pensamento de grandes ícones do conhecimento ocidental como Marx, Descartes, Kant, Platão, Sócrates, Sartre, Nietzsche. A cada artigo, são analisadas cenas e contextos de Matrix, apontando para suas relações com vertentes filosóficas e sociais do existencialismo, niilismo, ocasionalismo, marxismo, gnosticismo, entre outras.     
Por fim, considerei bastante agradável a leitura de Matrix - Bem vindo ao deserto do real, mas vale observar que o livro constitui-se de uma série de artigos científicos bastante densos e complexos, sendo que alguns mostraram-se demasiadamente técnicos, cansativos e até mesmo impossíveis de um entendimento claro. Para os amantes de filosofia e adeptos de crítica social, uma leitura imperdível.
Se interessou? O livro se encontra disponível no Acervo Digital Mundo em Foco. Esta obra te mostrará "onde termina o buraco do coelho". Qual pílula você escolhe, a azul ou a vermelha? Se decidiu pela vermelha e pela leitura, seja Bem vindo ao deserto do real.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto
__________________________________________________________

Nenhum comentário: