Páginas

17 de nov. de 2010

Gentileza gera gentileza

 
 Palavras que nascem de reflexão e ação são muito mais que palavras

"Fica evidente que o legado do Gentileza rendeu muitos frutos, mas nem um princípio tão sólido de amor ao próximo como este escapou às garras da especulação e do marketing deste mundo destrutivo. Infelizmente vemos o lema "Gentiliza gera Gentileza" ser cuspido, e não mais declamado. Tornou-se um jargão positivo de auto-afirmação para desencargo de consciência e para forjar um identidade de quem finge ser gentil."

Esse era um lema de um senhor que caminhava pelas ruas do Rio de Janeiro pregando mensagens de amor. Ele era ignorado por muitos, mas a força de suas palavras coloridas pintadas pelos muros e viadutos cinzas da cidade alcançaram muitos corações, conduzindo a uma ampla divulgação de um princípio tão belo e restaurador.
Profeta Gentileza, assim ele ficou conhecido. Suas palavras alertavam para os grande mal da humanidade em negar a Deus e não enxergar o próximo, coisa que ele parecia sempre estar em busca, abordando inúmeros transeuntes que passavam com suas vidas atribuladas, cansativas, frias e sem um sentido claro, sem uma rota definida.
Fica evidente que o legado do Gentileza rendeu muitos frutos, mas nem um princípio tão sólido de amor ao próximo como este escapou às garras da especulação e do marketing deste mundo destrutivo. Infelizmente vemos o lema "Gentiliza gera Gentileza" ser cuspido, e não mais declamado. Tornou-se um jargão positivo de auto-afirmação para desencargo de consciência e para forjar um identidade de quem finge ser gentil.
Confesso que fiquei aturdido quando vi uma placa contendo as palavras de Gentileza às portas de uma escola privada, lugar onde qualquer pessoa menos o Gentileza estaria, já que ele fazia parte da parcela da população que nunca pisaria em uma escola paga, criada para educar uma elite que não quer se misturar à massa pobre.
É lamentável vermos a frieza da humanidade em tomar princípios e palavras que nasceram de algo tão belo, consciente e até mesmo trágico, e as fazerem um veio de lucro para suas vidas vazias ou um anestésico sem reflexões e mudanças de atitudes para superar as crises existenciais.
Que não sejamos capazes de macular o pouco que ainda nos resta de reflexão e palavras transformadoras. Que nunca esqueçamos a verdade por trás de "Gentileza gera Gentileza"!

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: