Páginas

19 de nov. de 2010

Mundo sem Fim

O cenário riquíssimo em detalhes e um enredo inteligente fazem de Mundo sem Fim uma leitura essencial

"De forma fascinante, Ken Follett une os personagens em uma rede de acontecimentos que ecoam na vida particular e pessoal de cada um dos mesmos, gerando um conflito de poder que perpassa um jovem e idealista mestre de obras, uma jovem nobre muito à frente de seu tempo, uma jovem miserável que luta pela conquista de seu grande amor e de terras para sobreviver e construir uma família, um jovem ambicioso que sonha recuperar a nobreza de sua família decadente, um cavaleiro misterioso que decide se enclausurar em um mosteiro e, por fim, um jovem nobre que usa o poder do sacerdócio e seus pérfidos artifícios para alcançar um poder e domínio ainda maior sobre a vida do priorado de Kingsbrigde."
Em uma obra que retrata o cenário histórico e social da Inglaterra do século XIV, Ken Follett proporciona uma trama riquíssima em detalhes, tendo como marca latente a vivacidade dos personagens que compõem o enredo maravilhosamente coeso e verossímil.
A história tem início com uma grande festa religiosa, onde todas as camadas sociais da estratificada sociedade medieval se espremem na catedral Kingsbridge. Enquanto uns buscam prestígio diante das autoridades e outros milagres, bênçãos ou simplesmente a proteção contra o trauma dos demônios, um assassinato de grande relevância envolvendo poderosas elites em relação ao trono é presenciado unicamante por quatro crianças, que, mesmo vivendo em mundos tão diferentes, tem seus destinos entrelaçados, realizando a promessa de nunca relatarem o que viram.
A partir deste pontapé inicial, o autor ingressa na vida cotidiana de cada uma das crianças, deslocando a história para suas vidas adultas, bem como para a realização de seus sonhos, projetos e conflitos em busca da felicidade e realização. O trato com ambiente tanto natural quanto social enriquece o prazer pela leitura, evocando uma relação clara com os personagens, que envolvem-se em empreitadas inteligentes e intrigantes. A marca clara deixada em cada um deles dá-se justamente em suas emoções, que são a grande guia para o desenrolar de suas vidas.
De forma fascinante, Ken Follett une os personagens em uma rede de acontecimentos que ecoam na vida particular e pessoal de cada um dos mesmos, gerando um conflito de poder que perpassa um jovem e idealista mestre de obras, uma jovem nobre muito à frente de seu tempo, uma jovem miserável que luta pela conquista de seu grande amor e de terras para sobreviver e construir uma família, um jovem ambicioso que sonha recuperar a nobreza de sua família decadente, um cavaleiro misterioso que decide se enclausurar em um mosteiro e, por fim, um jovem nobre que usa o poder do sacerdócio e seus pérfidos artifícios para alcançar um poder e domínio ainda maior sobre a vida do priorado de Kingsbrigde.
Mundo sem Fim revela-se uma referência confiável para conhecimento do modo de vida social e as questões que mais a marcaram a sociedade medieval, como o poder da igreja, o modelo de educação, a vida das classes elevadas e marginalizadas, a distribuição das terras, a hierarquia social e religiosa, a saúde e medicina, os hábitos alimentares, as crenças populares e o modo de organização da economia e comércio. O livro não deixa desejar em momento algum em suas quase mil páginas, já que seu atrativo a bricolagem de uma série de acontecimentos em meio a cosmos pessoais e sociais meticulosamente bem elaborados.     
Leia aqui a sinopse:
"Inglaterra, 1327. Numa floresta do condado de Kingsbridge, quatro crianças testemunham o assassinato de lois homens e fazem um pacto de silêncio: jamais revelarão a ninguém o que se passou naquele dia. Anos depois, as vidas de Caris, Merthin, Gwenda e Ralph se cruzam num mundo de riqueza e miséria, amor e ódio.
É na Kingsbridge medieval, regida pela Igreja e povoada por reis e cavaleiros, servos e senhores, que floresce a paixão da determinada Caris Wooler e do corajoso Merthin Builder. Ela, mulher de personalidade marcante e filha do mais eminente mercador da cidade, stá decidida a fazer o condado prosperar, não sem antes desafiar várias convenções sociais. Merthin, por sua vez, se consagra como construtor de talento, mas sonha com o dia em que Caris estará definitivamente a seu lado.
Gwenda, em meio a uma vida inteira de privações, luta para mudar seu conturbado destino. Irmão mais novo de Merthin, o ambicioso Ralph cresce destinado a fazer parte da nobreza, ainda que para isso tenha de mostrar sua fàce mais cruel e implacável.
Numa atmosfera de conspirações, costumes rígidos e jogos de poder, todos precisam sobreviver ao passado, às intrigas e a um terrível inimigo comum: a peste bubônica. As autoridades do condado de Kingsbridge não têm dúvidas de que se trata de um castigo divino para purgar os pecados da comunidade."

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: