Páginas

18 de out. de 2010

Cresce o número de gays assassinados no Brasil

 

Dados estatísticos revelam que o número de gays assassinados vem aumentando nos últimos anos no Brasil. Esta é uma questão grave que tem se expandindo de forma bastante voraz, já que, desde 2007, o número de homicídios neste setor social cresceu cerca 62%. As pesquisas revelam também que a maioria esmagadora de tais atos covardes se dá por razões puramente homofóbicas.



O Brasil tem um grande contingente de gays, sendo que o país também está em primeiro lugar no ranking de homicídios contra os mesmos, com uma média de 110 assassinatos por ano de um total de 3.196, de 1980 a 2009. Os números assustam ainda mais quando apontam para patamar de casos em que gays e homossexuais são agredidos fisicamente ou discriminados. Em alguns estados brasileiros a média não fica abaixo dos 59%, sendo que em São Paulo o índice alcança cerca de 72%. O agravante aparente nas pesquisas é que as estatísticas escondem dados, pois muitos casos não vêm à tona devido preconceito e ao próprio desinteresse da sociedade pelo assunto.
Debater a questão dos gays no Brasil hoje é uma temática de extrema urgência. Independentemente de nossas posições sobre o assunto ou nossas crenças religiosas, temos de nos sensibilizar e reconhecer que o Estado precisa amparar seres humanos, brasileiros e brasileiras como todos nós, que estão diariamente sendo perseguidos e mortos por suas manifestações e opções individuais. É um absurdo taparmos os olhos e ouvidos para o sofrimento e o fardo que tem que ser levado todos os dias por cada uma destas pessoas, sendo que fica evidente que a vida está em jogo.
Em relação à política de proteção a mulher o Brasil avançou muito com a Lei Maria da Penha. É necessário que esforços contra a homofobia tenham a mesma relevância, coibindo a impunidade e o silêncio que mantém ocultos milhares de casos de agressão e discriminação social, ignorados pelo velho machismo da sociedade brasileira e pelo fanatismo de alguns grupos religiosos. Mais uma vez insisto, isso é questão de proteção à vida!
Infelizmente a essência dos debates na sociedade brasileira ainda se encontra afundada em meio à hipocrisia, pois vemos declarações incisivas pela defesa dos animais, ativismo de grupos em defesa da rapadura, açaí... mas, ao mesmo tempo, constatamos que são ignorados os projetos em prol da defesa da VIDA e SEGURANÇA dos cidadãos que se declaram gays! A questão não se relaciona com o fato de concordamos ou não com as escolhas homossexuais, mas com o princípio de que os gays, independentemente de sua opção sexual, sejam respeitados e tratados com dignidade.
Minha opção heterossexual não me impede de considerar trágica a realidade de rejeição social sofrida pelos gays. Independe de nossa religião, opção sexual ou ética uma coisa tão óbvia quanto à violência que é enfrentada por este grupo, diariamente. Não podemos nos calar agir em conivência com a discriminação contra quaisquer setores da sociedade, pois seus integrantes são tão humanos quanto cada um de nós.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: