Páginas

22 de out. de 2010

Pensando sobre a privatização

Privatizações: além do discurso eleitoral


 A temática das privatizações tomou novamente o cenário da agenda nacional devido às incitações e questionamentos erguidos pela campanha de Dilma Rousseff, candidata à presidência pelo PT (Partido do Trabalhadores), mas até onde o assunto se faz necessário para a população hoje? O que pensar sobre o processo privatista no Brasil desde os anos de Collor, perpassando por Itamar Franco e, finalmente, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? A resposta está muito além do debate eleitoral, deslocando-se para lógica irresponsável do discurso aqui veiculado Estado eternamente imcompetente e setor privado santificadamente viável, necessário e superior.
Independentemente de suas visões políticas e apoio a Dilma ou Serra nestas eleições, vale a pena realizar um esforço para observar as inúmeras arestas da priavatização no Brasil. O processo, que considerei extremamente agressivo e, muitas vezes, injustificado, cumpriu aqui os desígneos de um pensamento corporatista testado nos porões da ditadura de Pinochet, no Chile, soando como solução para os problemas do Brasil, o que sabemos muito bem, não o foi!
A obra A Ascenção do Capitalismo de Desastre, apresentada em postagem anterior, desvela muito sobre as privatizações por todo o mundo, trazendo à tona seus resultados desastrosos e falsos resultados positivos, mas com um enfoque internacional, já que a autora é canadense. Além disso, a perspectiva da autora visa apresentar a transição do pensamento que conduziu ao descrédito no Estado, não alcançando o tão complexo e vasto campo das privatizações, caso a caso.
Nacionalmente, é evidente que há gente muito mais gabaritada para nos trazer reflexões precisas sobre o assunto, já que viu e viveu todo o processo.A obra O Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi, tem exatamente este foco, analisando cada etapa das privatizações no Brasil e os inúmeros prejuízos sofridos pela nação, como um todo.
O Brasil Privatizado analisa o lucro das empresas estatais antes e depois de serem vendidas, os preços, a origem do capital que as comprou, quem as comprou e parte do processo de reestruturação das mesmas como corporações privadas.
Você, cidadão consciente de seu voto, deve ir além dos discurso eleitoral das privatizações e analisar o processo como um todo, para assim ter a noção exata do que significa a fala de cada um dos candidatos sobre o assunto, reconhecendo até onde os mesmos estão sendo coerentes ou puramente estão tratando as privatizações de forma errônea ou equivocada.
Vamos decifrar o mundo das privatizações no Brasil! Baixe* aqui o livro e tenha uma ótima leitura: O Brasil Privatizado - Aloysio Biondi

* O livro em formato digital é de livre veiculação, o que não fere a lei de direitos autorais.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: