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23 de out. de 2010

O legado de Lvy Vygotsky - 1ª parte

Levy Seminovitch Vygotsky


Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento

Vygotsky nasceu em 1896, na cidade de Orsha, Bielarus e morreu em 1934, deixando vasto legado em pesquisas que contribuíram de forma significativa para a psicologia e sua relação com a educação.
Suas idéias, fundamentadas no estudo e compreensão das funções psicológicas superiores, – como a capacidade de solucionar problemas, uso adequado da memória, desenvolvimento da vontade, elaboração de novos conceitos - visavam criar uma “nova psicologia” em contraste às concepções psicológicas de sua época, que se mantinham em um dual embate entre a visão da mesma sob a ótica ora das ciências humanas, ora das ciências naturais.
As proposições desenvolvidas por Vygotsky apontavam para um caminho que havia sido ignorado por vários pesquisadores da psicologia. Sua perspectiva situava o indivíduo em pleno desenvolvimento de forma ativa em um contexto histórico e, portanto, social, com destaque às disposições do mesmo em um ambiente repleto de instrumentos físicos e simbólicos desenvolvidos ao longo da história da humanidade pelas gerações passadas.
Vygotsky foi contemporâneo a Piaget, comunicando-se com sua teoria da psicogenética e opondo-se a ela em diversos conceitos, principalmente os relacionados ao desenvolvimento e papel da linguagem na evolução do indivíduo.
Diferentemente de Piaget, Vygotsky minimizou as implicações biológicas no processo de desenvolvimento e aprendizado, considerando-as preponderantes somente nos primeiros anos de vida da criança. Para ele, gradativamente, a organização do pensamento e comportamento infantis seriam, no processo cognitivo, fatores determinados pela vivência social ou sócio-histórica descartando, assim, a existência de estágios universais e seqüências rígidas de  desenvolvimento.
A obra de Vygotsky, ainda que incompleta devido à sua morte precoce, foi extremamente importante devido à sua concepção de desenvolvimento e aprendizagem, que continuou a desenvolver-se com os trabalhos de seus colaboradores, como Luria e Leontiev.
Vygotsky, apesar de lançar-se à psicologia, teve participação relevante no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem infantil na idade escolar, na concepção e atuação da docência em tal processo e suas possíveis intervenções pedagógicas.
Tais pressupostos, para educadores, mostram-se profundamente atuais diante dos desafios surgidos na escola e da necessidade de se entender o contexto do aluno para que seja realizada uma educação significativa, lúdica e eficaz.
Dado isso, faremos, abaixo, uma análise dos principais conceitos vygotyskianos sobre o desenvolvimento, aprendizagem, linguagem e escrita que ressaltam a contribuição de tais à educação, principalmente na área de alfabetização que, inserida em um debate central na para a sociedade pós-moderna, puramente inserida na utilização da linguagem escrita, se mostra essencial ao ser denominado por Vygotsky sócio-histórico, ativo e interativo na interpretação e construção de seu próprio meio.

- Escrito por Edward de A. Campanário Neto*

*Edward  é formado em pedagogia e pós-gradusndo em educação pela UFF


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