Páginas

28 de out. de 2010

Os Segredos do Rei do Fogo

 
 Estes livro traz segredos que vão além do Rei do fogo; são segredos sobre você mesmo.

"Kim Edwards, no tecimento de cada conto, aponta para inúmeras realidades, muitas delas impossíveis, mas todas reais pelo fato dos sentimentos neles inseridos agirem como âncoras para o mundo real, o mundo que existe no interior de cada um. São história de várias partes do mundo e de muitos tempos; vivências de homens e mulheres misteriosos; uma pastora evangélica fanática; a faxineira de Marie Curie; relatos até sobre uma sereia que trocou o mar por um grande amor e sucumbiu à sede de suas águas..."


Os Segredos do Rei do Fogo, da autora norte-americana Kim Edwards, é um verdadeiro convite à reflexão. A coletânea de contos envolve um sem número de questões, tendo como foco principal um releitura sobre o ser humano em sua mais dinâmica complexidade. Nos contos todos os personagens trazem consigo noções exatas de ações e reações, fazendo que que cada narrativa crie em torno de si um vulto de beleza e aprendizado que ultrapassam as fronteiras do que há de mais profundo e oculto em cada um de nós.
Posso dizer com toda a convicção que, de todos os livros que li, Os Segredos do Rei do Fogo foi o que se mostrou mais vívido quanto à inserção de sentimentos e emoções dignas de realidade em cada homem, mulher e criança que delineia sua vida em meio às narrativas quase poéticas.
Os leitores que muito se agradarão dos contos de Kim são os detalhistas, pois a autora consegue praticamente nos lançar dentre de seus cenários, trazendo relatos apaixonantes sobre o soprar do vento, o farfalhar da folhas, o aroma das flores e demais aspecto de seu mundo fascinante. Em cada conto nota-se uma clara relação dos personagens em harmonia extrema com o enredo e o ambiente que os cerca.
Outro ponto de destaque é o próprio título do livro, que já é em si mesmo um segredo. Tenho certeza que qualquer um se surpreenderá com o conto que nomeia o livro. O mesmo ultrapassa de forma maravilhosa nossa percepção sobre as expectivas.
Considero Os Segredos do Rei do Fogo uma imensa preciosidade. Cada conto é revela-se como um espelho que nos leva a olhar para o mais profundo de nosso ser, revelando, ratificando ou retificando cada um de nossos desejos, anseios e sonhos mais profundos e ocultos. A obra é um verdadeiro aprendizado sobre a vida.
Kim Edwards, no tecimento de cada conto, aponta para inúmeras realidades, muitas delas impossíveis, mas todas reais pelo fato dos sentimentos neles inseridos agirem como âncoras para o mundo real, o mundo que existe no interior de cada um. São história de várias partes do mundo e de muitos tempos; vivências de homens e mulheres misteriosos; uma pastora evangélica fanática; a faxineira de Marie Curie; relatos até sobre uma sereia que trocou o mar por um grande amor e sucumbiu à sede de suas águas...
Enfim, Os Segredos do rei do Fogo é uma leitura surpreendente, daquelas que lhe arrancam de forma delicada supriros e lágrimas constantes. Li o livro em 2008 e até hoje me vejo a pensar nos conceitos tão profundos dos contos de Kim Edwards. Tenho, inclusive, intenções de lê-los novamente alcançar compreenssão das muitas partes de mim que lá estão reveladas. Muito do que sou aprendi em cada uma de suas páginas. A cada conto tive a certeza de quem fui, quem era e, acima de tudo, quem almejava ser...

Nenhum comentário: