Páginas

23 de out. de 2010

Novos fatos sobre a guerra do Iraque: indo além do discurso comum

Terror na prisão de Abu Ghraib: muitos destes prisioneiros eram homens comuns, inocentes.
Descubra novos fatos e verdades sobre a guerra do Iraque! 

Um novo vazamento de documentos militares nos EUA divulgado por um site investigativo traz mais uma mancha ao país, revelando um sem número de atrocidades cometidas contra o povo iraquiano com a conivência das tropas americanas. No rol dos fatos encontram-se estupros, tortura, assassinatos de civis inocentes e desaparecimento de inúmeras pessoas, sendo que tais incidentes não tiveram quaisquer controle por parte da coalizão, mesmo sendo conhecidas pelo governo dos EUA.
Isso é mais uma mancha da guerra covarde e impensada de invasão ao Iraque. O povo que já sofria tanto com a ditadura de Saddam Hussein passou a ser vítima das crueldades e violência das tropas estrangeiras, tendo seu país devastado pelo poder das armas e sua economia lançada no precipício de uma política de capitalismo agressivo que só fez aumentar a miséria, o desemprego e, consequentemente, a violência e insurgêngia de fanáticos contra a ocupação.

Os motivos para este terror são ocultados: a pilha destes homens torturados e humilhados está diretamente ligada a pilhas e pilhas de dinheiro que grupos empresariais abocanharam com a guerra.

Tais fatos referentes aos escândalos sobre o ato dos EUA se manterem calados diante do show de sangue, morte e violência no Iraque é conhecido desde os abusos da prisão de Abu Ghraib, onde os prisioneiros foram vítimas de humilhação, tortura, espancamento e, por fim, até a profanação de sua fé e de seus corpos, que eram tratados como lixo. Na verdade, a revelação de casos ainda mais graves e numerosos, a sensação que fica é o sentido do mais do mesmo.
Os jornais e sites de notícias pipocam com as revelações, mas grande parte deles tapa os olhos e ignora os reais motivos para esta sangria no Iraque. É necessário irmos além deste discurso comum e analisarmos as profundezas da questão. A verdade é que desde a invasão o povo iraquiano foi entregue a um projeto brutal de privatizações, tendo seu patrimônio vendido a preços pífios e absurdos para o capital estrangeiro. Também não se comenta que grande parte dos soldados americanos no país faz parte de exércitos de mercenários privados, que recebem milhões da Casa Branca para cumprirem missões. Aí se justifica toda esta violência: exércitos mercenários estão preocupados em faturar com os contratos milionários, e não com a vida de miseráveis iraquianos. Isso ninguém questiona!
Em meio a todo este repertório de morte e crueldade há também a política de denúncia anônima e programa de recompensas, onde qualquer cidadão pode denunciar um igual sem quaisquer provas ou indícios. A consequência direta do programa fez com que muitas famílias denunciassem seus próprios membros - filhos, pais, irmãos, sobrinhos - com o objetivo de receber a quantia para matar a fome dentro de casa ou, pior, viam os mesmos sendo denunciados como respostas a inimizades entre vizinhos ou conhecidos, que visavam as gordas quantias pagas pelos americanos.
Outra questão que não comenta sobre o Iraque é a chamada reconstrução, que não passa de um projeto de fachada para que construtoras ocidentais ganhem rios de dinheiro reconstruindo aquilo que elas mesmas - direta e indiretamente - ajudaram a destruir ao longo da invasão. Elas entram no Iraque financiadas pelo dinheiro da reconstrução e dos impostos e, na mais cruel atitude, levam seus próprios empregados, contratados em países vizinhos, condenando os iraquianos ao desemprego.
Essa é verdade sobre o Iraque! Discutir atrocidades simples e meramente pelo foco das atrocidades não tem sentido. É necessário buscar os interesses e beneficiados de toda carnificina contra o povo iraquiano. Espero que este texto tenha contribuído.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: