Páginas

26 de out. de 2010

Quando o socialismo se vai...

O Leste Europeu (em vermelho) tem a maioria de seus países atirados à desgraça social e estagnação econômica


"Agora, em tempos de crise, um ou outro ainda se detém a falar dos pobres da Europa, mas sob que foco estão encaminhadas suas reflexões? Será que são mediadas pelo senso comum de que a situação econômica está ruim para todos ou pelos olhares da história, que lançam clareza aos fatos? É exatamente isso que quero trazer à tona."


Acompanhando o atual cenário político econômico, encontrei uma questão que muito me chamou atenção, a dificuldade dos países do leste europeu em meio ao agravamento da crise financeira mundial e dos problemas enfrentados pela Grécia.
Geralmente tal países se encontram fora das discussões da mídia mundial, que define o que deve ou não ter importância nos noticiários. Na verdade, a grande cúpula dos países capitalistas ocidentais entregou quase que à desgraça total essas nações, que se encontram na periferia do mundo, tendo suas populações sofrendo com as marcas da guerra e da pobreza.
Agora, em tempos de crise, um ou outro ainda se detém a falar dos pobres da Europa, mas sob que foco estão encaminhadas suas reflexões? Será que são mediadas pelo senso comum de que a situação econômica está ruim para todos ou pelos olhares da história, que lançam clareza aos fatos? É exatamente isso que quero trazer à tona.
Quando se fala nos países do Leste Europeu, atualmente, a dinâmica gira em torno das consequências da crise financeira mundial, mas, sendo fiel à verdade, sabe-se que a dificuldades de tais países se arrasta por anos afinco, apontando para o FATO do colapso do socialismo na região.
As repúblicas do Leste Europeu estavam integradas ao bloco comunista da União Soviética desde a segunda guerra mundial. Ali naquela região se travou um dos maiores confrontos de ideologias: a questão sobre o sistema ideal ser o capitalismo ou socialismo. Como sabemos, por uma série de motivos que podemos debater em outras postagens, o socialismo foi derrotado, abrindo caminho para que o capitalismo entrasse como método de salvação para os povos daquelas cercanias.
Quero deixar bem claro que o comunismo soviético não foi nem será a melhor experiência socialista, mas tenho que tirar o chapeu para um sistema que foi capaz de erradicar a fome, a pobreza, o analfabetismo e dar qualidade vida muito superior ao modo desigual como vivemos hoje. Mesmo não sendo um modelo perfeito, o socialismo foi muito mais promissor ao Leste Europeu que o modelo de mercado, que arrasou sua economia.
Infelizmente, os círculos de um bando de uns que se dizem intelectuais, ignoram a construção histórica da matriz econômica dos países do Leste Europeu. Creio que seja muito duro para tais admitir que o que causou o colapso quase que irreversível a estes países foi a entrada do modelo de produção capitalista, onde só uns poucos se beneficiaram, se apropriando do aparato do Estado para enriquecerem, enquanto a maioria da população vive na miséria!
Assim que este modelo passou a vigorar - desenhado pelas mão da Inglaterra e EUA através do FMI - em países como Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia, Montenegro e Sérvia, os poucos que dele retiram algum desenvolvimento, o fizeram aumentando a desigualdade entre uma massa sem fim de pobres e uma seleta fatia de população abastada de tudo!
Antes de discutirmos a crise financeira mundial temos que nos armar do fato de que o modelo capitalista é um profundo destruidor de economias até sua fase de "estabilização", onde são alcançados alguns avanços, mas que a massa permanece pobre e desprovida de tudo. O "equilíbrio" capitalista só existe em relação aos empresários e especuladores, que conduzem os discursos deste falso equilíbrio.
Não é novidade a crise do Leste Europeu. Infelizmente, os países da região vivem em crise há décadas. Precisamos é abrir os olhos e enxergar que a crise capitalista só intensificou o que o próprio capitalismo destruiu nos meados da década de 80! As nações do Leste Europeu tentam, quase que em vão, diante da atual crise mundial, apagar um grande incêndio. A diferença é que este incêndio não surgiu agora, ele só foi intensificado pelos maus ventos da crise de crédito. Seu início vem de fagulhas e pequenas chamas lançadas quando o socialismo deixou de existir.
Se alguém te disser que os países do Leste Europeu estão em dificuldades por causa da crise financeira mundial, não acredite! Diga que estão em crise graças ao abandono de uma ideologia de igualdade em prol da doutrina do lucro. Não permita que o engano da direita seja seu foco de ideias.
A crise que efeta as nações do antigo bloco socialista não ocorreu por eles agirem como maus capitalistas, mas pelo simples fatos de terem se tornado capitalistas!

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: