Páginas

17 de out. de 2010

Uma panela de água e sal...


Ly Luft está sempre a nos lembrar de que somos humanos e que precisamos humanizar nossas relações

Lya Luft não é uma autora esquerdista, mas usa de seus escritos para refletir sobre a dor e a felicidade de forma humana, com sentimentos. Entre seus inúmeros livros e escritos figuram as decisões, decepções, medos, ilusões, sonhos, amores e a vida que existe em cada um de nós.
A esquerda tem perdido parte de seu viés da humanização, da valorização da vida e da reflexão constante. Abaixo, seleciono trechos de uma coluna de Lya Luft, de novembro de 2008, onde a autora realiza uma reflexão sobre a crise financeira mundial e as ações das lideranças do G20 com os olhares voltados aos famintos e miseráveis desta terra:

"(...) Os vinte grandes do mundo – em parte responsáveis pelo que nos atinge – almoçam em torno de uma mesa luxuosa num intervalo do seu jogo de vantagens, poder e enganos. Num país vizinho, uma mãe de 20 anos com cara de anciã e menos de 1,5 metro de altura, com um bando de filhos mirrados, segura um bebê, o único que vagamente sorri. Indagada sobre o que tem em casa para lhes dar de comer, a mãe responde olhando para o jornalista: "Hoje é uma panela com água e sal". Fala quase num tom de quem pede desculpas. A panela aparece, realmente fumega no fogãozinho de pedras dentro do casebre. Desligo o noticioso como se fosse um filme obsceno – é um filme obsceno. Mas ligo outra vez: é preciso saber. Notícias da pobreza brasileira: crianças comendo nos lixões, mais famílias meio anãs porque desnutridas, um menino esquelético de belíssimos olhos escuros cansado de carregar água ladeira acima – baldes de água leitosa tirada de uma poça barrenta.
Enquanto isso, trilhões em dinheiro circulam pelos mercado (...).
Desligo a TV e vou cuidar da vida. Carrego, mais do que o caos nas finanças do mundo, o palavrório dos vinte figurões e as dificuldades que se avolumam. Aquela mãe de metro e meio com seus sete filhos tristes. O pano de fundo é uma fumegante panela de água com sal, toda a sua refeição para esse dia."


Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: