Páginas

21 de out. de 2010

Desemprego em queda

Em série histórica, que teve início em 2002, o desemprego nunca esteve tão baixo. 


Confirmando os dados da estabilidade macroeconômica do país, acaba de ser divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) um número recorde de queda do desemprego. Segundo o instituto a taxa ficou m 6,2%, quebrando o recorde para baixo registrado em agosto deste ano, onde a porcentagem de desocupados ficou em 6,7%.
O número, além de ser significativo quanto ao número absoluto e relativo de criação de novas vagas, vem acompanhado de outros dados positivos de nível renda e índice de empregos com carteira assinada. A renda do trabalhador é 1,6% maior que a registrada em agosto, em média, sendo que no ano acumula ganhos de 6,2%. Os empregos com carteira assinada mantiveram-se estáveis, acumulando em 2010 uma alta de 8,6%.
Estes sinais, somados a uma inflação em controle, crédito pessoal e empresarial em expansão e taxas de crescimento entre 4% e 5% para os próximos anos, criam um estrutura que garantirá uma melhora significativa na qualidade de vida dos brasileiros, situando o Brasil em um status de desenvolvimento pleno, deixando o rol dos países emergentes.
As notícias são animadoras, mas requerem atenção da população, para que nesta estapa de desenvolvimento da nação aconteça o oposto ao ocorrido na década de 70, na ditadura militar, onde o país crescia a taxas de 11% ao ano mas o abismo social que separava ricos de pobres só se intensificava, criando os moldes da desigualdade que ainda se faz presente na sociedade brasileira.

Escrito por Edward de A. Campanário Neto

Nenhum comentário: